A EMPRESA PRECISA ESPERAR O RESULTADO DO EXAME PARA FAZER A ADMISSÃO?
É o mais indicado, porém não é necessário. Cada empresa tem uma política para as contratações, dessa forma, fica a critério da empresa admitir o colaborador antes de sair o resultado dos exames.
A EMPRESA PODE FAZER A ADMISSÃO ANTES DO RESULTADO DO EXAME?
A legislação obriga a empresa a informar os dados do exame dentro do processo de admissão do profissional.
COMO A EMPRESA PODE COMPRAR O EXAME?
Nós oferecemos duas formas, uma é comprando direto pelo site com cartão de crédito ou boleto, a outra é faturado, podendo ter até 40 dias para pagar, caso tenha interesse no faturado, ligue na Central 0800 777 8547.
O QUE É O PORTAL EMPRESA E PARA QUE SERVE?
Quando uma empresa compra nossos exames ele recebe acesso ao portal para fazer a gestão dos exame toxicológicos, tudo de forma online, inclusive vai gerar os vale-exames, consultar os exames solicitados, fazer a gestão financeira e ainda diversos indicadores estratégicos.
O QUE EU FAÇO DEPOIS DA COMPRA?
Acesse seu Portal Empresa com o login e senha recebidos e gere o vale-exame selecionando uma unidade de coleta, após finalizar faça a impressão ou enviei o vale-exame para o motorista.
QUANDO A NOTA FISCAL FICA DISPONÍVEL? COMO A RETIRO?
Se você comprou online ou é faturado, você pode consultar no Portal Empresa no mesmo lugar que gera os vale exames e no menu Demonstrativo Financeiro. Agora, se você comprou em alguma das unidades de coleta, você precisa entrar em contato com ela e solicitar a nota fiscal no valor total pago.
POSSO UTILIZAR O VALE-EXAME DE UM FUNCIONÁRIO QUE NÃO REALIZOU A COLETA PARA OUTRO FUNCIONÁRIO?
Pode sim, lá no Portal Empresa, primeiro pesquisa o vale do funcionário e faça o bloqueio, os créditos vão voltar para você, agora é só gerar um novo.
O EXAME DO DOADOR SERÁ LIBERADO QUE DIA?
No Portal Empresa você consegue ver a data prevista de liberação, que é contada a partir do recebimento da amostra.
POSSO TROCAR A UNIDADE DE COLETA APÓS EFETUAR A COMPRA?
Sim, é só fazer a mesma coisa para trocar o funcionário do vale-exame, lá no Portal Empresa, primeiro pesquisa o vale do funcionário e faça o bloqueio, os créditos vão voltar para você, agora é só gerar um novo mudando a unidade de coleta.
COMO SABER SE VOCÊS FAZEM EXAME PARA O MEU CONCURSO?
Você pode ir até uma unidade de coleta mais próxima ou ligar na Central 0800 777 8547.
O EXAME PARA CONCURSO PÚBLICO TEM VALIDADE?
Não, o Laboratório Sodré não estipula validade para esses laudos, a não ser que o órgão solicitante ou edital de concurso estipule um prazo de vigência ou validade.
COMO SOLICITO O LAUDO IMPRESSO?
Não se preocupe, se o edital de concurso solicitar o laudo impresso nós enviamos para o endereço da unidade de coleta para você retirar lá, é enviado um laudo impresso em papel moeda, timbrado, com selo holográfico, lacrado no envelope do Laboratório Sodré.
O ENVIO DO LAUDO IMPRESSO É COBRADO?
Esse envio é único e somente será realizado se o edital do concurso solicitar, não terá custo adicional ao candidato/doador, contudo, demais vias deverão ser solicitadas e terão custo adicional.
TEM ALGUM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO PARA FAZER A COLETA?
Além de apresentar uma cópia da CNH ou RG e CPF no dia da coleta, é obrigatório enviar o Termo de Conhecimento do Prazo de Entrega do Exame Concurso Público, esse documento é gerado junto com a Cadeia de Custódia que também é obrigatória, precisa ser enviada impressa e com todos os campos preenchidos, inclusive as assinaturas.
SOU MENOR DE IDADE, POSSO FAZER O EXAME TOXICOLÓGICO PARA CONCURSO PÚBLICO?
Sim, claro. No dia da coleta você precisa ir até a unidade de coleta com o seu Responsável Legal, vai precisar da cópia dos documentos RG e CPF do doador (você) e do responsável legal, além de obrigatoriamente o Termo de Autorização de Exame com Menor de Idade gerado junto com a Cadeia de Custódia.
QUAL O VALOR DO ENVIO DE UM LAUDO EXTRA?
Precisamos analisar caso a caso, então ligue na Central que passamos mais informações, mas fique tranquilo, não é alto o valor.
O QUE É O EXAME TOXICOLÓGICO?
É o exame que identifica uso/abuso de substâncias psicoativas (drogas) em amostras de Cabelo ou Pelo Corporal, é feita uma análise capaz de detectar esse uso em um período retroativo, esse normalmente de 90 dias, por isso que é chamado de exame de larga janela de detecção.
QUAL PERÍODO É ANALISADO NO EXAME?
Para CNH e CLT, no mínimo 90 dias retroativos, exigido por lei. Para Concurso Público, varia de acordo com o que se pede no edital e/ou solicitado pelo candidato na Cadeia de Custódia. Porém, para ambas as finalidades, o período pode estender por até um ano dependendo da amostra fornecida. Quando a amostra coletada for pelo corporal, o período será relativamente maior.
PARA QUE SERVE O EXAME TOXICOLÓGICO?
De acordo com a Lei do Caminhoneiro 13.103 foram criadas a Resolução Nº 691 do CONTRAN e a Portaria Nº 116 do Ministério do Trabalho, o que tornou o exame obrigatório para os motoristas profissionais de transporte de carga e de pessoas que possuam CNH nas categorias C, D ou E. Ele é exigido na habilitação, renovação ou mudança de categoria e na admissão e demissão da empresa.
COMO AS DROGAS SÃO DETECTADAS?
O cabelo cresce a uma taxa razoavelmente constante de um centímetro por mês, analisando esse segmento é possível obter um perfil integrado do uso de drogas ao longo do período abrangido. Demora aproximadamente 5 dias para que o cabelo cresça da raiz para aparecer acima do couro cabeludo e, portanto, estar disponível para a detecção. À medida que o cabelo cresce e novas doses são ingeridas, o cabelo passa a funcionar como uma caixa-preta, registrando a história de consumo (ou abstinência) de drogas. Este atributo faz com que o principal benefício da análise de cabelo seja mostrar uma tendência do hábito de uso de drogas.
POR QUE O EXAME É REALIZADO COM CABELO OU PELO?
O principal motivo é a detecção analisando um longo período, no caso de Cabelo, Pelos e Raspas de Unhas a detecção pode ser de meses, diferente de outros exames toxicológicos como em saliva que detecta em média 72 horas retroativas, urina em média detecta os últimos 5 dias e sangue que identifica as substâncias consumidas nas últimas horas, em alguns casos até um dia, no máximo. Outro motivo é o procedimento de coleta não invasivo e com materiais descartáveis, além de todo o procedimento de coleta ser rastreável e seguro na presença do doador.
É quando no seu exame foi identificado uma inconsistência no cadastro, coleta, análise ou logística, você será notificado e precisa voltar na unidade de coleta para resolver a pendência o mais rápido possível, enquanto o exame está em ocorrência ele não será analisado, por isso acompanhe em tempo real a análise online.
POSSO CANCELAR MEU EXAME?
Sim, desde que não tenha sido iniciada a análise de sua amostra, por ser uma prestação de serviço e ela ocorrer em duas etapas, na coleta e na análise, você precisa confirmar antes de fazer a coleta.
COMO EU FAÇO O CANCELAMENTO DO EXAME?
Você precisa ligar para nossa Central 0800 777 8547 e pedir o cancelamento, depois, você vai precisar assinar e devolver um termo de cancelamento, só depois que ele for recebido por nós será confirmado o cancelamento. Para enviar e assinar o termo você vai precisar voltar na unidade de coleta.
COMO FAÇO PARA SOLICITAR A CONTRAPROVA?
Você precisa voltar na unidade de coleta e solicitar por lá ou ligando na Central 0800 777 8547, será necessário preencher e assinar o requerimento, só depois de enviado sua solicitação será aceita.
POSSO CONFIAR NO LABORATÓRIO SODRÉ?
Sim, com certeza, o Laboratório Sodré segue um rigoroso processo de análise e de certificação para realizar os exames, a metodologia de análise é testada e confirmada pelos órgãos nacionais e internacionais, além de ser acreditado pelo INMETRO na ISO/IEC 17025, no CAP – Colégio Americano de Patologia e nos órgão de controle e de análises laboratoriais nacionais o Sodré é credenciado ao DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito e realizamos mais de 1 milhão de análises.
O QUE GARANTE QUE O EXAME É CORRETO?
Os padrões rigorosos de testagem e a validação do métodos de análise feito por órgão nacionais que garantes a padronização e qualidade dos serviços prestados, além de ser reconhecido internacionalmente pelas certificações obtidas.
COMPREI O EXAME E NÃO LEMBRO O ENDEREÇO DO LABORATÓRIO, O QUE EU FAÇO?
Simples, liga na Central 0800 777 8547 ou clique aqui e consulta seu vale-exame.
FUI ATÉ A UNIDADE DE COLETA MAS ESTAVA FECHADA OU NÃO COLETOU O QUE EU FAÇO?
Simples, liga na Central 0800 777 8547 para informar sobre sua situação. Se a unidade de coleta não quiz coletar você também pode responder nossa pesquisa de satisfação no site ou clicando aqui.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA COLETA?
Você precisa apresentar sua CNH ou RG e CPF, se a compra do exame foi online você também precisa levar o vale-exame impresso ou o código de confirmação que recebeu por e-mail ou SMS.
COMO DEVO ME PREPARAR PARA A COLETA?
Não precisa se preocupar, não tem nenhuma preparação, essa coleta não é invasiva ou contagiosa, e é indolor. Precisa apenas ter amostra de Cabelo ou Pelo Corporal com o tamanho e quantidades mínimos. Mas, não extrapole na quantidade de gel, creme ou desodorante.
Para realizar a coleta é necessário ter no mínimo 3 centímetros de Cabelo ou 1,0 centímetro de Pelo Corporal. Será coletado dois chumaços da mesma região do corpo (matriz), não podendo misturar. A preferência é para cabelo, axilas, peito, braços, pernas e pubianos – nesta ordem. Não pode ser coletado pelos de áreas que você depilou recentemente. Caso não atenda essas exigências, infelizmente não será possível fazer o exame.
COMO É FEITO O EXAME E POR QUE DUAS AMOSTRAS?
A legislação garante ao doador o direito à contraprova, dessa forma é necessário que seja coletado material para preencher dois envelopes. O ENVELOPE A para análise da PROVA e o ENVELOPE B para análise da CONTRAPROVA.
SE NÃO TIVER CABELOS OU PELOS SUFICIENTE, O QUE FAÇO?
Pode ser feita a coleta de unha, porém, somente se você tiver a doença de Alopecia (pouco ou nenhum pelo/cabelo), comprovada por prescrição médica, de médico dermatologista, conforme definido na legislação vigente, e ela precisa atestar que você possui alopecia.
NÃO TENHO PELOS OU CORTEI RECENTEMENTE, O QUE FAÇO?
Para fazer esse exame você vai precisar ter pelos com quantidade e tamanhos mínimos, se não tiver, vai precisar esperar e fazer a coleta em outro momento.
O QUE NÃO INTERFERE NO RESULTADO DO EXAME TOXICOLÓGICO?
As tinturas, xampus, cremes, gel, spray, fixadores e processos de química para alisamento não alteram o resultado do exame, porém, eles podem dificultar o processo de manuseio da amostra no laboratório, e se isso acontecer pode ser necessário uma nova coleta.
O QUE É RECOLETA OU NOVA COLETA?
Quando sua primeira coleta gerou alguma inconsistência que impede ou invalida a análise nós solicitamos que seja feita uma nova coleta, essa não será cobrada e deve ser coletada novamente duas amostras, uma para o ENVELOPE A e uma da mesma região para o ENVELOPE B.
COMO SABER SE O LAUDO ESTÁ PRONTO?
Acompanhe online o andamento da análise, após a coleta da amostra na unidade de coleta vai entregar um Protocolo de Coleta, nele contém orientações sobre seu exame e o login e senha para acessar o site. É importante confirmar seu celular na coleta, assim, você também receberá um SMS. Se preferir, você pode retornar na unidade de coleta e solicitar o laudo impresso.
QUANDO O RESULTADO FOR POSITIVO, O QUE FAZER?
Para Finalidade CNH, o doador deverá cumprir um prazo de inaptidão temporária (bloqueio) de três meses (90 dias). Após esse período, poderá realizar um novo exame em qualquer laboratório. Se for realizado um novo exame dentro do prazo de bloqueio esse exame não terá validade e o doador permanecerá bloqueado.
EU USO MEDICAMENTO PODE DAR POSITIVO?
Depende de qual medicamento você utiliza, normalmente os medicamentos que podem ser detectados são prescritos com receita médica, por isso é muito importante você confirmar o nome do medicamento na coleta e levar junto o receituário médico.
EU USO MEDICAMENTO MAS NÃO TENHO RECEITA, O QUE FAZER?
Infelizmente você precisa comprovar o uso devido e prescrito do medicamento controlado, sem uma comprovação não tem o que ser feito.
O QUE SIGNIFICA CONFIRMAÇÃO? ALTERA O PRAZO?
É um processo de reanálise da amostra, pode ser uma repetição, uma Reestração ou confirmação do resultado, serve para garantir o rigoroso padrão de qualidade, quando um exame estiver em confirmação o prazo de liberação do laudo poderá ser alterado, sendo acrescido de dois a quatro dias.
Você pode comprar online, clicando aqui, ou escolher uma unidade de coleta mais próxima a fazer a compra por lá.
QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO?
Você pode pagar no boleto e no cartão de crédito à vista ou se preferir parcelar em até 6 vezes no cartão de crédito sem juros.
COMO FAÇO O AGENDAMENTO DO EXAME?
Esse exame não precisa de agendamento, é só você fazer a compra clicando aqui ou localizar uma unidade de coleta mais próxima, você pode clicar aqui, e nesse caso precisa ligar antes e verificar se é necessário agendar um horário.
COMO FAÇO PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO BOLETO
Normalmente enviamos o boleto por e-mail, mas se não conseguir acessar ligue na Central 0800 777 8547.
POSSO TROCAR A UNIDADE DE COLETA APÓS EFETUAR A COMPRA?
Sim, para isso entre em contato com a Central 0800 777 8547 que trocamos para você.